EXCEL AVANÇADO
Office 2010
DESENVOLVENDO UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE SAÍDA DE MERCADORIAS
AULA 01
· NOMEAR CÉLULAS
Para nomear um célula, você deve clicar com o ponteiro do mouse dento da caixa de nome e em seguida digitar o nome que gostaria de dar para a célula.
Na figura abaixo a célula B3 foi nomeada com a palavra EXEMPLO.
Este procedimento pode ser usado com varias células, com o objetivo de localiza mais rápido e fácil sua lista de dados, ou como é conhecida por todos como lista suspensa.
AULA 02
COMO CRIAR UMA LISTA SUSPENSA A PARTIR DE UM INTERVALO DE CÉLULAS
No exemplo acima você pode notar que o intervalo de células selecionado está nomeado como ALIMENTOS. Portanto podemos afirmar que este intervalo de células é uma lista suspensa É enorme a finalidade de aplicação de uma lista suspensa. No nosso caso a figura ao lado mostra uma relação de alimentos, que pode servir como banco de dados para ser lançado no nosso Sistema de gerenciamento de saída de mercadorias.
O que nos leva ao próximo passo: Aplicar a validação de dados às células
AULA 03
APLICANDO VALIDAÇÃO DE DADOS A CÉLULAS
Agora que já temos nossa lista suspensa vamos seguir os passos abaixo descritos:
1. Selecione a célula em que deseja colocar a lista suspensa.
2. Na guia Dados, no grupo Ferramentas de Dados, clique em Validação de Dados.
3. A caixa de diálogo Validação de Dados será exibida.
4. Clique na guia Configurações.
5. Na caixa Permitir, clique em Lista.
6. Para especificar o local da lista de entradas válidas, siga um destes procedimentos::
7. Se a lista estiver na planilha atual, insira uma referência à lista na caixa Origem.
8. Se a lista estiver em uma outra planilha, insira o nome que definido para a lista na caixa Origem.
9. Em ambos os casos, certifique-se de que a referência ou o nome esteja precedido de um sinal de igual (=). Por exemplo, digite =NOME DO INTERVALO DE CÉLULAS.
10. Certifique-se de que a caixa de seleção Menu suspenso na célula esteja marcada.
11. Para especificar se a célula pode ser deixada em branco, marque ou desmarque a caixa de seleção Ignorar em branco.